Você já parou para pensar que alguns dos maiores hits do pop quase não pertenceram aos artistas que os eternizaram? Muitas das músicas que hoje são sinônimos de sucesso e identidade de cantores icônicos, na verdade, foram escritas originalmente para outros intérpretes.

Confira cinco exemplos abaixo, de como decisões de última hora e recusas inesperadas mudaram completamente o rumo da carreira de artistas e a história do pop.

"...Baby One More Time' - Britney Spears

Hoje é impossível imaginar a música pop sem "...Baby One More Time', mas a faixa que lançou Britney ao estrelato em 1998 poderia ter tido outro destino.

Escrita e produzida por Max Martin, que na época começava a despontar como um dos maiores produtores e hitmakers da indústria, a ideia era emplacar a faixa com algum artista pop jovem.

Antes de chegar às mãos da Princesa do Pop, "...Baby One More Time' foi oferecida ao TLC, o trio de R&B feminino que dominava as paradas nos anos 90. As integrantes recusaram a faixa porque acharam que não combinava com seu estilo.

Segundo a W Magazine, a música também chegou a ser oferecida aos Backstreet Boys e ao grupo Five, que também optaram por não gravar a canção.

Quando Britney ouviu a demo, ainda no início da sua carreira solo, ela ficou fascinada e gravou a faixa como seu primeiro single. A música foi lançada em 1998 e explodiu mundialmente, liderando as paradas em vários países e vendendo milhões.



"Umbrella (feat. Jay Z)" - Rihanna

A música foi escrita por The-Dream, Christopher “Tricky” Stewart e Kuk Harrell em 2007. A intenção inicial era criar um hit pop/R&B poderoso, mas não havia um artista definido para gravá-la.

De acordo com uma entrevista do produtor à NME, o primeiro nome para a canção foi o de Britney Spears, mas a equipe da Princesa do Pop acabou recusando, acreditando que a música não se encaixaria na sua carreira naquele momento.

A faixa, então, foi oferecia à Mary J. Blige, que decidiu não gravar devido a compromissos com a temporada do Grammy, no qual ela estava indicada a oito prêmios.

"Umbrella (feat. Jay Z)" finalmente chegou às mãos de Rihanna, que imediatamente se identificou com a letra e a força da faixa. Gravou-a como single principal de seu terceiro álbum, "Good Girl Gone Bad" (2007).



"Telephone (feat. Beyoncé)" - Lady Gaga

Depois que Britney Spears se tornou a Princesa do Pop, muitos compositores escreviam músicas pensando na artista. E a mesma coisa aconteceu com esse hit de Lady Gaga

A Mother Monster escreveu a "Telephone" para que Britney a gravasse em seu álbum "Circus", de 2008, a artista, no entanto, não se interessou.

Gaga, então, decidiu gravar a faixa para si mesma e pensou na Princesa do Pop como participação especial, mas, devido a agenda, a parceria não se concretizou.

A vaga para o dueto, como já sabemos, ficou com ninguém menos que Beyoncé, e se tornou um sucesso.



"The Best" - Tina Turner

Talvez você não saiba disso, mas "The Best" foi escrita e originalmente gravada por Bonnie Tyler.

Ela lançou a faixa em 1988 como parte de seu álbum "Hide Your Heart". No entanto, a versão não obteve grande sucesso comercial

Posteriormente, em 1989, Tina Turner regravou a música de uma forma diferente para seu álbum "Foreign Affair". Ela solicitou alterações na composição, incluindo a adição de um novo trecho e uma mudança na tonalidade da música.

Essas modificações contribuíram para o sucesso estrondoso da versão de Tina Turner, que se tornou um dos maiores hits de sua carreira.



"Shape Of You" - Ed Sheeran

A música foi inicialmente escrita com Rihanna em mente. Durante uma entrevista ao BBC Radio 1 Breakfast Show em janeiro de 2017, Sheeran revelou que, ao compor a canção com Steve Mac e Johnny McDaid, pensaram que ela se encaixaria bem no estilo de Rihanna.

No entanto, ao desenvolver a letra, Sheeran percebeu que algumas passagens não seriam apropriadas para a cantora. Além disso, Sheeran compartilhou em uma postagem no Instagram que o Little Mix também foi cogitado para gravar a canção.

No final, Sheeran decidiu manter a música para si mesmo e ela acabou se tornando um de seus maiores sucessos.